O que significa fé em hebraico

 

                                                                                             Escrito por karloz fevereivo 2011

O que significa a palavra fé? Muitos dizem que fé é crer, mas essa teoria é uma teoria humana e não bíblica, pois ela não condiz com as escrituras no original,  a palavra fé no português é uma abreviação da palavra fiel , e a palavra fiel é uma abreviação da palavra fidelidade.portanto mesmo na língua portuguesa ela não tem o sentido de crer. Agora vamos analisar a palavra fé no hebraico arcaico o qual foi escrito a primeira aliança(antigo testamento) a palavra fé no hebraico é emuná essa palavra é uma palavra feminina por ela ser uma palavra feminina ele só tem dois significados que é fidelidade e adesão, no hebraico moderno ela tem vários significados inclusive crer ,mais a primeira aliança não foi escrita no hebraico moderno e sim no hebraico arcaico e isso tem muito diferença, um outro detalhe é que a palavra crer de confiança no hebraico é BOTEACH (CREIO) verbo LIVTOACH (ACREDITAR)  ai eu pergunto se a palavra crer são de raízes e distinções diferentes como elas podem ter o mesmo o mesmo significado? Isso é algo impossível.

Com relação ao texto de atos 2:31 onde diz:e eles disseram: crê no SENHOR JESUS CRISTO e serás salvo , tu e a tua casa.quero lembrar aos amigos leitores que essa palavra crer no hebraico é MAAMIN  que significa obedecer , portanto quando diz crê no SENHOR JESUS e serás salvo , é no sentido de obediência  ou seja se tu for obediente serás salvo tu e a tua casa , até porque se só crer salvasse isso colocaria em risco as escrituras pois assim haveria uma grande contradição , pois se só crer salvasse as ESCRITURAS não exigiria  santidade bastaria só crer portanto não basta só crer devemos ser obedientes a YESHUA e a sua SANTISSIMA PALAVRA.pois em João 15 diz que somos amigos de YESHUA quando obedecemos e cumprimos sua palavra, e quando se fala em obedecer e cumprir seus mandamentos não é só em conhecer , como muitos pensam mais sim viver esses mandamentos na prática no dia a dia , pois a maioria das pessoas dizem conhecer os mandamentos mais se você perguntar a ordem dos mandamentos a maioria não sabe dizer todos , e você sabe?  

quinta 10 fevereiro 2011 08:46



12 comentário(s)

  • Silvana mailto Qui 24 Abr 2014 13:54
    A primeira coisa que é preciso entender é a condição em que o homem nasce: ele nasce separado de Deus e condenado à perdição eterna no inferno. A segunda coisa é que o homem é reconciliado com Deus através da morte e da ressurreição do Senhor Jesus, O qual levou em seu corpo as nossas iniquidades. Doravante se Ele morreu a minha morte, então eu morri Nele para o pecado e assim como Ele ressuscitou agora ando em novidade de vida pelo Espírito Santo que Ele enviou ao meu coração no momento em que entreguei a Ele a minha vida. A Escritura é clara quando fala que o batismo significa sepultamento, morte para o pecado, (Estude Romanos capítulos 5, 6, 7 e 8). Andar em Cristo é essencial para tomar posse da vida eterna; Os que estão na carne não podem agradar a Deus (Romanos 8:8). Se o meu pecado foi a causa da morte Dele, então eu não me pertenço mais, ou seja, não posso viver para mim mesmo, e sim devo viver para Deus. Quem está nessa de invocar o nome de Jesus e fazer o que dá na telha ainda está perdido.
  • gilson azambuja mailto Dom 13 Abr 2014 02:42
    ola caros amigos estou estudando a bíblia , e logo entendi que quase tudo vem do grego e latin então me veio a malicia , e isto me despertou para ver na fonte ,hebraico e aramaico , e agora ???? muita coisa diferente .... alquem poderá me ajudar ??? quero ir para o ceu .
  • Leonardo Oliveira Seg 12 Ago 2013 05:01
    Faça uma visita nesse blog e ajude a divulgar as mensagens
  • ana carolina mailto Qui 25 Out 2012 17:23
    no caso primeiro precisamos entender que fé, não é uma expressão tão simples asism como imaginamos.Fé é uma expressão que denota , numa hora algumas coisas incertas( invisiveis ) e em outras certas( visiveis). portanto a palavra " crer", nao pode ser colocada na mesma perspectiva que " fé". por que quando digo que creio no perdão dos pecados, é uma uma certeza em algo ja obtido pelo conhecimento ( Escrituras), e quando vc diz que cre que vai comprar uma passagem para os Estados Unidos, mas é melhor você procurar vê se conseguirá, isso denota incerteza. Por que quando um homem em relação as coisas invisiveis diz " eu creio" e não " eu sei", ele não tem firmeza no que diz .Portanto a Fé tem uma conotação bem maior do que a palavra "crer".Mesmo nas quesões visiveis que ja se tem um conhecimento pré-estabelecido, ela entra com o bjetivo de não deixar duvida , e nas coisas invisiveis é exclusivamente obtida por ela, não se explica e simplismente aplica. E para finalizar essa comparação, o verbo "crer" nos idiomas hebraico e grego, significa confiança, e não como meiode obter certeza, que é exatamente o que a Fé faz, traz certeza.
  • José mailto Sáb 13 Out 2012 18:22
    Boa tarde!
    Vejo nos textos acima a ampla concordâncian,cada um colocou o seu entendimento a luz da Palavra,e, é isso que chama-se de livre juiz.Agora,no meu livre luízo, creio sem dúvida alguma que o SENHOR não colocará fé em meu coração se eu não cre nEle,Ele não obrigará a ninguem a ter fé e obediência se eu não abrir o meu coração.Diz o texto"para todo que nEle cre..."Nesse sentido da palavra deveremos Ter a fé e a obediência. Há muitas coisas dentro da Sagrada Escrituras que deveremos entendê-la à luz da Palavra.
  • marcio Sex 27 Abr 2012 05:33
    paz a todos. todo texto tem seu proprio contexto, mesmo no hebraico ou no grego. o importante e liga-los. mas essa questao e bem explicada nas escrituras. Jesus fez aquilo que ninguem poderia fazer. trazer salvacao ao homem atravez da sua morte. dai vem a importancia de crer no filho de Deus. agora as obras de fidelidade vem para comprovar que ja somos salvos.
  • iris pereira de Deus mailto Dom 05 Fev 2012 11:23
    com certeza em joão 3/16 em romanos 5/8 Deus prova seu amor para conosco em que cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
    Deus vem chamar pecadores, mais que aja arrependimento
  • Natanael mailto Qua 14 Dez 2011 21:52
    Essa interpretação não concorda com o texto de Paulo, na carta aos Efésios, capítulo 2, verso 8: "Eph 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Se a fé que salva vem de Deus, então, não é a fidelidade do homem a Deus que salva, mas sim a fidelidade do próprio Deus, que prometeu enviar o Salvador, Jesus Cristo, "para todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna" Jo.3:16. Paulo ainda complementa no verso 9 "Não vem das obras para que ninguém se glorie", se a salvação não viesse de Deus, mas da nossa fidelidade, então poderíamos nos gloria em nós mesmo por sermos fiéis.
  • Flavio Carlos Villela mailto Dom 13 Nov 2011 21:05
    Tiago, irmão de Jesus, era chmado de o Justo, foi o sussessor de Jesus por mais de 20 anos. A salvação pela fé, e nao pela obras, esta relacionado co Paulo, que nunca conheceu Jesus. A igreja não cita Tiago, este sim o sussesor de Jesus, mas apenas Paulo que foi a Roma, e romatizuo. A igreja se liga no versículo a Efesios, sendo que logo abaixo no mesmo versículo ele diz ao contrario.Em cartas aos Corintios, Paulo diz que a salvaçao se da pela, esperança,e caridade. Os dogmas , divindade de Jesus, santissima trindade, a salvaçao pela fé, batismo,dizimo, etc, sao criaçoes dos concilios. Ex: Nic´´eia, Trento, Contantinopola, etc. Voces sabiiam que o símbolo do Cristianismo nao e a cruz ,e sim o pao e o peixe? Pois é obra dos Concilios.
  • Flavio Carlos Villela mailto Dom 13 Nov 2011 21:03
    Tiago, irmão de Jesus, era chmado de o Justo, foi o sussessor de Jesus por mais de 20 anos. A salvação pela fé, e nao pela obras, esta relacionado co Paulo, que nunca conheceu Jesus. A igreja não cita Tiago, este sim o sussesor de Jesus, mas apenas Paulo que foi a Roma, e romatizuo. A igreja se liga no versículo a Efesios, sendo que logo abaixo no mesmo versículo ele diz ao contrario.Em cartas aos Corintios, Paulo diz que a salvaçao se da pela, esperança,e caridade. Os dogmas , divindade de Jesus, santissima trindade, a salvaçao pela fé, batismo,dizimo, etc, sao criaçoes dos concilios. Ex: Nic´´eia, Trento, Contantinopola, etc. Voces sabiiam que o símbolo do Cristianismo nao e a cruz ,e sim o pao e o peixe? Pois é obra dos Concilios.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.227.40.166) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para karloz

Precisa estar conectado para adicionar karloz para os seus amigos

 
Criar um blog